Poros dilatados


Os poros tem uma importante função na fisiologia da pele. São uma abertura da pele para eliminar a exceção das seguintes glândulas: apocrina (suor e secreções hormonais) écrina (suor) e sebácea (secreção sebácea).
Quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, e sem os pelos, a secreção tende a ser maior.
O tamanho dos poros pode depender de vários factores, incluindo  o tipo e tom de pele. Peles mais claras e peles secas tendem a ter poros menores. Peles mais escuras e oleosas tendem a ter poros mais visíveis. 
As causas mais comuns da dilatação dos poros é o envelhecimento e a exposição solar. Outra causa é a intensa actividade das glândulas sebáceas produz excesso de sebo que é eliminado pelos poros, levando à sua dilatação. Portanto o excesso de produção de sebo, o toque frequente no rosto com as mãos e o espremer espinhas e pontos negros, pode levar à dilatação dos poros. Outro factor é a desidratação da pele, que poderá levar ao achatamento das células aumentando o espaçamento entre as células levando à abertura dos poros.
A qualidade do sebo, a hidratação da pele, e o estado do estrato córneo poderá levar à obstrução dos poros. O sebo no interior do poro oxida quando exposto ao ar aparecendo os pontos negros.
Um cuidado diário da pele é essencial para a redução do tamanho dos poros. Limpar e purificar a pele, remove o excesso de óleo e os detritos celulares que se acumulam nos poros. Aplicar um hidratante leve, irá hidratar a pele e melhorar a qualidade do sebo. Por fim, uma esfoliação semanal é ideal para alisar o grão da pele, remover as células mortas da camada córnea e para promover uma limpeza mais profunda.

Algumas dicas para quem tem poros dilatados: 
* Se a tua pele for oleosa, usa um sabonete com activos adstringentes, como o ácido salicílico, por exemplo.
* A pele deve ser limpa pelo menos duas vezes ao dia, pela manhã e pela noite.
* Aposta num tônico adstringente isento de álcool para regular o pH da pele e remover os resíduos.
* O ideal é optares por hidratantes e protector solar oil free.
* O segredo para uma maquilhagem perfeita, é camuflar as linhas de expressões e os poros abertos, usando um primer. Quando aplicares a base, faz movimentos circulares ( ou batidinhas ) com o pincel ( ou esponja ), assim evita que os poros fiquem em evidência.

Há várias alternativas para tratar os poros abertos em clínicas especializadas, mas também é possível e fácil resolvermos este problema em casa ou através do uso de cosméticos próprios.

Receitas caseiras:
Coloca num algodão chá de camomila. Nas regiões dos poros dilatados passa o algodão com o chá de camomila e deixa actuar por uns 10 minutos. Depois enxuga com água fresca. Também funciona aplicar uma pedra de gelo nas regiões com pequenas batidinhas, só que tens que ter cuidado para não queimar a pele com o gelo.

Algumas sugestões de cosméticos:


1- Clinique Pore Refining Solutions Care creme iluminador para redução de poros  2- Dior Pore Minimizer base de maquilhagem para diminuição de poros e aspeto mate  3- Estée Lauder Idealist sérum para redução de poros  4- Lancome La Base Pro Pore Eraser fluido para minimalizar poros dilatados  5- Lumene Matt Touch tónico facial fechamento de poros  6- Shiseido Pore Smoothing Corrector corretor para redução de poros


Comentários

  1. Adorei os produtos e a receita caseira!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post! Se há algo que chateia muito boa gente pela manhã são poros dilatados!

    Marta Rodrigues, Majestic xx

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas linda
    muito obrigada pela visita volta sempre
    beijinhos
    http://cantinhodasofias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Este post é para mim! raio dos poros! já tive uma amostra do 1º mas não cheguei a perceber se é realmente bom, já usaste algum?

    ResponderEliminar
  5. Ótimas dicas! ei tenho a pele oloesa e os poros dilatados.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. A dica da pedra de gelo já conhecia e eu inclusive, já testei.
    Adorei o post, principalmente as dicas
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.youtube.com/c/camilakelleniam

    ResponderEliminar
  7. Felizmente tenho a sorte de não ter os meus poros muito dilatados :))

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares