Cabelos ressecados




Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado.

O ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho.


Cabelos ressecados tem maior tendência em bagunçar, pois com a falta de cuidados o fio vai perdendo, além de líquido, aminoácidos e queratina e isso contribui para os fios terem um aspecto desalinhado e armado. 


Para tornar estes fios lindos é preciso fazer uma boa hidratação capilar ou até mesmo máscaras caseiras. Para manter os cabelos sedosos sempre em dia o segredo é uma boa hidratação semanalmente, por isso, há quatro receitas infalíveis que fazem maravilhas para todos os tipos de cabelos.


Todos os tipos de cabelos devem ser hidratados, mas a frequência varia de acordo com cada fio, pois os cabelos muito ressecados precisam de uma hidratação semanalmente, já os cabelos normais a cada 15 dias e para fios oleosos é indicada a hidratação uma vez por mês.


Na hora de lavar os cabelos opte sempre por um champoo específico para o tipo do seu cabelo e depois aplique uma máscara mecha por mecha e enxugue sempre com água fria ou morna e lembre-se que a máscara deve ser aplicada somente no comprimento dos fios, jamais no couro cabeludo. 


Use o champoo adequado: O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) fica mais alcalino que o normal. Por conta disso, o ideal é usar champoo que tenham o pH mais ácido (entre quatro e meio e cinco e meio). 


Condicionador para o seu tipo de cabelo: Existem vários tipos de cabelo ressecado. Há aqueles que ressecam apenas nas pontas ou na raiz, existem os cabelos que são oleosos na raiz e ressecados nas pontas e fios que se tornam totalmente ressecados, geralmente por conta da química aplicada. Por isso, o ideal é que o condicionador escolhido respeite as características do cabelo, do contrário ele pode resolver o ressecado em um ponto e deixar o cabelo oleoso em outro. Para descobrir o condicionador  mais adequado para o seu tipo de cabelo, verifique o rótulo ou pergunte a um especialista.


Cuidados na lavagem do cabelo: A indicação dos especialistas é que a temperatura da água seja de morna para fria no caso de cabelos ressecados. A água muito quente abre a cutícula do cabelo, deixando-o mais suscetível ao sol, à poluição e a todos os outros agentes que ressecam os fios. Com a temperatura do chuveiro mais amena, o couro cabeludo não produz mais sebo que o necessário, evitando inclusive que a raiz oleosa. 


Não esqueça as hidratações no salão ou faça-as: Cabelos ressecados precisam fazer hidratação e cauterização com um profissional a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor. A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios. Lembre-se sempre de aplicar produtos adequados ao seu tipo de cabelo e ao tipo de ressecamento. 


Máscara ultra-hidratante: meio mamão, uma banana e uma colher de azeite. Amasse as frutas e acrescente o azeite e mexa tudo, passe nos fios logo após lavar os fios com xampu e deixe agir por 20 minutos. Para potencializar ainda mais o efeito use uma touca térmica ou enrole os fios em um papel alumínio.

Máscara revitalizadora: meio abacate, uma colher de óleo mineral e uma clara de ovo. Bata todos os ingredientes no liquidificador e espalhe nas mexas e coloque uma touca térmica ou enrole em um papel alumínio e deixe agir por 20 minutos;
Máscara para cabelos oleosos: um copo de iogurte natural e duas colheres de aveia em flocos. Misture tudo e aplique nos cabelos limpos e húmidos e deixe agir por 15 minutos e enxugue bem.
Máscara Nutritiva: um iogurte natural, duas colheres de mel, uma clara de ovo e uma colher de óleo de amêndoas. Misture tudo e espalhe por todo o comprimento e deixe agir por 20 minutos.
Máscara pós-verão: meio copo de iogurte natural, meio mamão e uma colher de óleo mineral. Bata tudo no liquidificados e misture até ficar homogêneo, aplique nas mechas e deixe agir por 20 minutos. 

Aplique um leave-in: Assim como a pele que precisa de protetor solar, o cabelo também sofre os efeitos da exposição aos raios ultravioletas. Hoje nós contamos com cremes para pentear ou cremes sem enxugue que não deixam resíduos e selam as cutículas capilares, evitando que o cabelo fique mais ressecado. Escolhe um produto de acordo com a tua necessidade e teu tipo de cabelo, com agentes que protejam contra as ações do sol ou do cloro, por exemplo.


Invista nas ampolas de hidratação: Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação tem ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. Esse produto possui micropartículas que penetram no fio instantaneamente, proporcionando uma hidratação relâmpago. As ampolas revestem os fios com a gordura necessária, selam as cutículas capilares e realinham o cabelo. Os produtos utilizados no salão possuem uma ação mais forte, mas as ampolas compradas na farmácia irão proporcionar o mesmo efeito. Se você usa as ampolas para hidratar os fios, diminua a frequência de hidratações.



Comentários

Mensagens populares