Copo menstrual

Alguém aqui já ouviu falar sobre o copo menstrual?! Usam?!
Eu apenas ouvi falar deste copo à pouco tempo atrás e como sempre a minha curiosidade tomou conta de mim e fui pesquisar sobre o mesmo.


O que é: O copo menstrual é um dispositivo intravaginal, parecido com um pequeno copo de café que fica no interior da vagina que acumula 1/3 do sangue menstrual perdido num dia. Este copo é feito de silicone cirúrgico, sendo portanto hipoalergênico, maleável, dura até 10 anos, sendo mais higiênico e mais seguro. Além de não causar incômodos e não vazar, dispensando o uso do absorvente diário.

Como usar o copo menstrual: Para usar o copo menstrual recomenda-se inserí-lo no interior da vagina no dia em que a menstruação virá e retirá-lo para despejar o sangue retido e lavá-lo a cada 8 horas, ou seja, 3 vezes por dia.

Como colocar o copo menstrual:
1- sentar no vaso sanitário confortavelmente;
2- dobrar o copo menstrual como indica a embalagem, de modo que fique menor e facilite a entrada na vagina;
3- introduzir o copo menstrual no canal vaginal até que a "cordinha" fique na entrada da vagina.

Como retirar o copo menstrual:
1-sentar-se no vaso sanitário confortavelmente;
2-introduzir a ponta do polegar e do dedo indicador na vagina, pressionando ligeiramente o fundo do copo menstrual para liberar o vácuo e facilitar a sua retirada;
3-puxar o copo menstrual pela "cordinha" suavemente;
despejar o sangue no vaso sanitário;
4-lavar o copo menstrual com água, secá-lo com papel higiênico;
voltar a colocá-lo no interior da vagina.


Onde comprar o copo menstrual:  O copo menstrual é comercializado, dentre outras marcas, pela Green Donna, Lunette e pela Mooncup. Pode-se comprar o copo menstrual nas farmácias, drogarias, lojas de produtos importados ou fazer uma encomenda pela Internet. Ele é vendido em 2 tamanhos diferentes, onde o menor é recomendado para virgens, mulheres com até 25 anos, e mulheres com fluxo menstrual normal, e o maior é recomendado para mulheres com fluxo intenso, com mais de 25 anos, ou que já tenham tido um filho por parto normal.

O copo menstrual é um espécie de absorvente interno reutilizável, sendo este mais confortável e mais econômico. Confira aqui outras vantagens do copo menstrual:

1-É mais ecológico, pois não gera tanto lixo como no caso dos absorventes;
2-É mais higiênico, pois só precisa ser trocado a cada 8 horas, em média;
3-É mais barato, porque um único copinho pode ser utilizado por até 10 anos;
4-É hipoalergênico, sendo ideal para quem tem alergias e infecções recorrentes;
5-Não vaza, quando corretamente colocado;
6-É reutilizável e fácil de ser lavado.


Se achar necessário pode-se lavar a zona genital com um duche higiênico antes de reposicionar o copo menstrual na vagina.

O copo menstrual deve ser esvaziado a cada 8 horas, aproximadamente, mas este tempo depende o fluxo menstrual da mulher, algumas podem esperar até12 horas para esvaziar o copinho.

Ele pode ser utilizado durante toda a menstruação, durante a atividade física, e não é necessário retirá-lo para fazer xixi, pois a urina e o sangue menstrual não vêm do mesmo local, e a urina não ficará retida no copo.

Alguns fabricantes não recomendam usar o copo menstrual para dormir, mas muitas mulheres o fazem sem problemas.

O sangue menstrual não tem cheiro. O mau cheiro típico do fluxo menstrual que muitas mulheres relatam está relacionado ao contato do sangue com as bactérias presentes no ar. Com o uso do copo menstrual não há cheiro, pois não houve contato com o ar.

Para lavar o copo menstrual recomenda-se água e sabão. Sendo indicado secá-lo antes de introuzí-lo na vagina. Ao fim do período menstrual recomenda-se ferver o copo menstrual por 5 minutos, secá-lo muito bem e guardá-lo ao abrigo da luz e do calor.

Caso o copo menstrual transparente fique amarelado, recomenda-se deixá-lo no sol durante algumas horas antes da próxima utilização.

Fonte do texto: http://www.tuasaude.com/

Comentários

  1. A mim mete-me muita impressão x_x eu já me dou mal com tampões...no entanto parece realmente ser uma boa alternativa...

    ResponderEliminar
  2. Parece que é uma boa opção. Beijinhos.

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Eu já ouvi falar, mas confesso que o método me parece um pouco estranho :P. AInda sou muito tradicional :P

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  4. no thank you....que coisa mais estranha! Felizmente não tenho uns dias nada complicados, por isso vou-me deixar ficar como estou :P

    ResponderEliminar
  5. eu tenho um verde, mas confesso que tenho medo de o colocar xD e nunca o usei mas já vi falarem tão bem

    ResponderEliminar
  6. Nossa amiga que achado, só me dá um pouquinho de medo na hora de colocar e retirar, mas é uma opção, bjs, Ana ;).

    ResponderEliminar
  7. Meu fluxo é muito intenso, tanto que tenho que usar absorvente noturno de dia.
    Então acho que iria incomodar. Ah, outra coisa, acredito que assim como os tampões, só pode usar se não for virgem. Bjs,

    http://vidabeella.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares